Esclarecendo mitos sobre o Coaching
- Admin
- 5 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O coaching é uma ferramente cada vez mais utilizada pelas organizações para desenvolver as habilidades de sua equipe e o cumprimento de objetivos estratégicos para o crescimento empresarial. Contudo, por ser uma profissão nova e pouco regulamentada, muitas vezes é exercida por profissionais inexperientes, não produzindo resultados. Veja abaixo alguns mitos que separamos:
1. "O coaching pode ser feito por qualquer um" - Um bom coach precisa ser credenciado e possuir, em seu currículo, um cargo de supervisão ou chefia. Para fazer coaching, é preciso ter em si muitas das competências que se deseja despertar nos outros.
2. "O coaching serve para levar as pessoas a fazer aquilo que nós queremos, sem que elas percebam" - Isso seria manipulação. O coaching, por outro lado, trata-se de levar uma pessoa a decidir por conta própria seus caminhos, descobrir por conta própria o que precisa ser trabalhado, superado ou intensificado.
3. "Coaching é algo que demora muito" - Um dos principais benefícios do coaching é que suas ações geram benefícios para a vida toda, desenvolvidos de médio a longo prazo, após profunda imersão e dedicação. Não é uma tarefa enfadonha, mas muito prazerosa e eficiente.
4. "A missão do coaching é ajudar pessoas a gerir suas fraquezas" - O coaching ajuda as pessoas a superar ou sanar as dificuldades causadas por suas fraquezas, mas principalmente trazer a tona seus pontos fortes, fazendo-os se destacar e contribuir com os resultados esperados.
5. "O coaching é algo que se faz a alguém" - Ambas as partes contribuem em um processo de coaching. A interação entre coach e coachee serve de aprendizado para ambos, revela novas ideias e formas de enxergar a vida.
Comments