Aprimore as suas relações interpessoais
- Admin
- 5 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar em relacionamento interpessoal e a sua tamanha importância no ambiente doméstico e corporativo. Ter um clima favorável e de bons relacionamentos no trabalho aumenta a produtividade e a lucratividade, assim como a motivação e a satisfação profissional.
Mesmo sendo naturalmente sociáveis, todas as pessoas são diferentes na forma de agir, pensar e se comportar, na personalidade, no credo e na forma de enxergar o mundo. A boa interação entre as diferenças pode ser um desafio, mas é imprescindível para o crescimento e a lucratividade de uma empresa.
No ambiente corporativo, os relacionamentos interpessoais estão diretamente ligados à conduta diante de crises, conflitos e obstáculos. A união e os bons relacionamentos na equipe são, neste aspecto, agentes motivadores e instigadores.
Profissionais dinâmicos e de fácil adaptação tem maiores chances em processos seletivos ou de crescimento na própria empresa. Eles são mais respeitados graças à sua empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro, de reconhecer seus erros e os acertos do próximo. Como resultado, mantém o estado de satisfação e motivação, graças ao reconhecimento, respeito e admiração dos seus colegas.
Melhore seu relacionamento interpessoal
Busque o autoconhecimento
Ter a percepção do seu próprio comportamento é a melhor forma de se desenvolver e melhorar suas relações interpessoais. Observe suas limitações, dificuldades, qualidades. Identifique os pontos que podem e devem ser melhorados.
Comunique-se efetivamente
Comunicar-se bem não significa falar o tempo todo, mas sim abordar as pessoas com simpatia, se expressar com clareza e objetividade, saber discutir sobre várias ideias e assuntos com tom adequado.
Demonstre empatia
Mostre que tem interesse pelo que as pessoas tem a dizer. Ouça com atenção, seja sincero, receptivo e educado. Assim as pessoas estarão mais confortáveis para abordá-lo.
Seja prestativo
Tudo o que se prestar a fazer, faça com boa vontade. Ao ser solicitado, seja cordial e prontifique-se com entusiasmo. Não faça as coisas só por obrigação! Gentileza gera gentileza.
Reconheça seus erros
Todos estão suscetíveis ao erro, o mal está em não admitir e reconhecê-lo. Aceitar e reconhecer um erro é um sinal de humildade e confiança.
Saiba receber e fazer críticas
Entenda que as críticas são aprendizados e parte do processo de autoconhecimento. Aceite-as com atenção. Avalie os pontos citados e veja onde pode melhorar.
Ao fazer uma crítica, seja gentil e construtivo, para que o outro perceba sua falha sem rancor e trabalhe a própria evolução.
Comments