top of page

Desenvolva as suas habilidades de liderança

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 16 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

As habilidades de liderança não são natas, elas são desenvolvidas ao longo da vida mediante estímulos que recebemos de todos os lados. Para se tornar um bom líder, é importante começar por si mesmo.

1. Que tipo de líder você é ou seria? O que resolve problemas? O que ajuda os outros a se relacionarem? Como os outros te enxergam?

2. Quais são as suas metas, propósitos e expectativas?

3. Você se preocupa com as ideias e sentimentos do outro? Você tenta ajudá-lo a externar suas maiores qualidades? Você aceita responsabilidade? Está disposto a tentar novas formas de fazer as coisas? Você se comunica efetivamente? Consegue resolver problemas? Se preocupa com os problemas em sua comunidade?

Depois de analisar esses pontos e definir suas qualidades e fraquezas, comece a melhorá-las.

Comunique-se efetivamente

Comunicação efetiva é diálogo. Barreiras são criadas quando conversamos pouco com as pessoas, quando fazemos perguntas fechadas (com resposta sim ou não) ou quando usamos autoridade excessiva. Se você sempre tenta vencer a discussão e age defensivamente às críticas, você pode criar nas pessoas o medo de se abrirem e atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho ou organização. Ouça mais e faça perguntas abertas. Mostre interesse pelo que os outros tem a dizer. Agradeça pela sinceridade e mostre o valor dela, mesmo que não goste do que for dito. Faça um elogio antes de qualquer crítica, e diminua os riscos de ter uma equipe na defensiva. Deixe a autoridade de lado e crie uma atmosfera de companheirismo para reduzir o medo entre os membros do grupo. Promova a cultura de intervenções construtivas e declare o desentendimento como uma simples diferença de opiniões, sem apelar para o "Eu estou certo, você errado".

Encoraje o entusiasmo e o pertencimento

Seus subordinados se sentirão muito mais dispostos a compartilhar ideias se você se demonstrar amigável e interessado nelas. Todos podem errar, então exercite a sua tolerância! Tente sempre apresentar soluções e críticas construtivas. Estimule o esforço de todos os membros da equipe oferecendo a eles as mesmas oportunidades e um tratamento igualitário.

Motive o trabalho através de metas em comum

Lembre a todos do grupo quais os propósitos da equipe. Muitas vezes pequenas atividades e metas pessoais desviam a atenção das reais metas. Encoraje e motive agradecendo e destacando as boas ideias e esforços. Harmonize os desentendimentos destacando a cooperação necessária para o alcance dos objetivos do grupo. Envolva todos nas discussões e decisões, mesmo que leve mais tempo. Conheça todos ao seu redor

Todos tem diferentes habilidades, vontades, necessidades e propósitos na vida. Para ter uma boa relação com seus funcionários e colegas e conseguir bons resultados, você precisa conhecê-los! Interaja com os membros do grupo o máximo que puder, familiarize-se com cada membro do grupo, anote e destaque as qualidades e características únicas de cada um.

Trate os outros como indivíduos

Tratar igualmente a todos os seus funcionários e/ou subordinados pode ser necessário, mas não é suficiente. É importante conhecer e entender as necessidades, vontades e capacidades de cada um como indivíduo. Esteja a par das expectativas de todos, pois cada um espera algo diferente: reconhecimento, aprendizado, socialização, retorno financeiro, etc. Seja criativo e movimente a rotina com novas atividades e formas de lidar com problemas para manter seu pessoal motivado. Recompense um trabalho bem feito, de preferência na frente de todo o grupo. Delegue responsabilidades, pois se todos dividem as tarefas, todos podem se orgulhar das conquistas do grupo.

Aceite a responsabilidade pelos resultados

Por que ficar parado esperando que alguém faça o que tem que ser feito? A sua contribuição através do conhecimento ou habilidade pode ser justamente o que o outro precisa para executar uma tarefa. Seja decisivo, enérgico e entusiasmado nas relações com a sua equipe. Quando tiver uma dificuldade, peça ajuda e ajude a criar um ambiente de cooperação mútua em direção aos resultados.

Encare a resolução de problemas passo a passo

Sempre que você estiver diante de uma decisão importante ou de um problema a resolver, abordá-los de forma lógica pode ajudar. Encare o problema o mais simples e claramente que conseguir. Reúna todas as informações relevantes e recursos disponíveis. Expresse e absorva o máximo de ideias e soluções que conseguir reunir em si mesmo ou através da sua equipe. Avalie cada ideia ou solução e escolha a melhor. Crie um plano para utilizá-la incluindo o tempo necessário, a função de cada colaborador e os recursos necessários. No final, identifique se a ideia escolhida funcionou, ou não, e destaque as razões.

 
 
 

Commentaires


RECENT POST
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

© 2017 by Sirius Coaching.

bottom of page