Como se destacar em uma entrevista de emprego?
- Admin
- 2 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Todo mundo já passou ou vai passar por uma entrevista de emprego. A ocasião é motivo de nervosismo de muitas pessoas por vários motivos, seja pela situação financeira do entrevistado, pela insegurança quanto ao currículo ou quanto à apresentação pessoal.
A verdade é que nem sempre um bom currículo é garantia da vaga, os processos seletivos estão cada vez mais criteriosos, avaliando talentos, competências e comportamentos.
Apesar de toda empresa funcionar de formas diferentes, é possível se preparar, diminuir o nervosismo e aumentar suas chances de conseguir o emprego.
1. Analise a vaga antes de tudo
Antes de se inscrever para uma vaga de emprego, avalie se você realmente tem interesse em trabalhar na vaga ofertada. É comum pessoas se inscreverem em processos seletivos apenas para encontrar uma ocupação, qualquer que seja. Isso é facilmente identificado pelo entrevistador, que está alí para encontrar o candidato perfeito à vaga.
Nenhum empregador quer contratar um funcionário desmotivado e que está alí já pensando em conseguir uma outra oportunidade.
2. Supere as dificuldades
A principal razão que leva ao nervosismo é o clima de avaliação e análise. A situação de fato é desconfortável, mas quanto mais preparado e tranquilo você estiver, mais chances de sucesso no processo seletivo você vai ter.
3. Prepare-se para o desconforto
Se você não gosta de falar em público, tenha em mente que algumas entrevistas acontecem em forma de dinâmica. Mantenha a calma e foque em não perder a concentração nos detalhes importantes sobre o seu currículo e personalidade. Seja claro com o entrevistador a amigável com os outros participantes.
Quando perguntado sobre seus pontos fortes e fracos, tome cuidado com respostas prontas, daquelas feitas para impressionar. Seja sincero, mas saiba se posicionar de forma crítica sobre os seus defeitos. Por exemplo, se você não gosta de falar em público, dica que um dos seus pontos fracos é a timidez, mas que se esforça para melhorar isso.
4. Além da experiência
Se você está começando no mercado de trabalho, não tente impressionar ou inventar atividades que não existem no seu currículo. Se você foi chamado para a entrevista, certamente a empresa está interessada em contratar profissionais inexperientes para treiná-los e desenvolvê-los. Nesse caso, reúna o máximo de informação que conseguir sobre o campo de atuação da empresa e veja se isso é o que você realmente quer para a sua vida, para que você possa mostrar empolgação com o novo cargo quando estiver conversando com o entrevistador.
5. Cause uma boa impressão
Além de ter um bom currículo, é necessário seguir alguns padrões na hora da entrevista, que serão avaliados quase que com o mesmo peso do seu histórico.
Tenha uma postura imponente e otimista, demonstre simpatia e seja sempre aberto a perguntas. Fale em um tom normal de conversa, sem gritos e sem gírias. Evite gargalhar em excesso.
Antes de ir à entrevista, pesquise ou observe como os funcionários da empresa se vestem. Tente se adequar ao padrão seguido por eles para causar uma boa impressão à primeira vista. Caso não tenha como conseguir essa informação, siga o padrão de mercado e use roupas sociais de cores neutras, sem muitos acessórios ou enfeites. Cabelo, barba e unhas limpos e bem cuidados.
Por mais empolgado e relaxado que você se sinta, evite falar demais. Pergunte e fale apenas o necessário. Seja objetivo e claro, pontuando somente o que possa ser importante e fazer a diferença. O entrevistador certamente já tem o seu currículo em mãos, então você não precisa decorá-lo e falar sobre tudo.
Caso o entrevistador abra um espaço para diálogo e perguntas, participe. Mostre-se interessado na rotina da empresa e sobre o que ela espera de você, mas nada de falar sobre salário nesse primeiro encontro.
Comments