top of page

Como ter resiliência no trabalho?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 5 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

No sentido literal da palavra, resiliência significa recuperar a forma original após uma deformação. Trazendo para o sentido figurado e para as nossas vidas, é a capacidade que todos temos de superar as adversidades, e no trabalho, a nossa capacidade de superar dificuldades para realizar determinada tarefa.

Em nada adianta se apegar aos nossos fracassos ou às barreiras que nos limitam. É preciso encontrar formas criativas para superá-los e seguir em frente. Seja aumento na sua carga horária por conta da demissão ou férias de outro colaborador, mudança de liderança ou dificuldade de relacionamento com seus colegas. Se você não aprender a lidar, os problemas continuarão lá e refletirão cada vez mais sobre quem você é como profissional.

A resiliência e força estão ligadas a vários fatores, entre eles a inteligência emocional. Separamos algumas dicas de como desenvolver as suas habilidades e melhorar o seu desempenho quando ser resiliente é necessário.

De mente aberta

Uma dificuldade não representa só desafio, mas também uma oportunidade real de aprendizado e crescimento. Esteja sempre atento, focado e determinado. Este é o momento de exercitar sua competência e experiência. Analise onde pode estar o problema e qual a sua parcela de culpa, aceite e estimule feedbacks. Diante de qualquer progresso, tire dele a inspiração para seguir evoluindo.

Seja criativo

Busque soluções inventivas e tenha jogo de cintura para superar os problemas no trabalho, especialmente frente a crises. Mostre que você é capaz de empreender e colaborar com os resultados. Mantenha a positividade e observe os pontos positivos em busca de inspiração para a solução.

Inteligência emocional

Se desesperar, brigar ou desistir temporariamente não vai te ajudar a superar nada, pelo contrário, vai comprometer sua imagem profissional. Aprimore constantemente sua inteligência emocional e comece a lidar com os problemas com mais calma e sagacidade. Conheça a si mesmo e entenda onde estão seus pontos fracos, o que te tira do sério e como driblá-los.

Seja flexível: Nem tudo depende de nós, por isso é preciso aceitar a realidade do outro, suas qualidades e limitações.

Aceite críticas

Ouça com atenção e retire do feedback tudo o que pode contribuir para o seu crescimento. Você certamente vai se identificar com o discurso do outro e encontrar nele questões que você já conhecia e outras que ainda precisa analisar. A partir deste ponto, reflita sobre como otimizar suas qualidades e minimizar os defeitos.

Se a teoria parece fácil, mas a prática é uma dificuldade para você, procure a Sirius Coaching. Seja através dos nossos cursos ou atendimentos individualizados, nós podemos te ajudar a encontrar respostas e soluções para quaisquer dilemas que enfrente em sua vida pessoal ou profissional. Nunca é tarde para começar a potencializar resultados.

 
 
 

Comentários


RECENT POST
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

© 2017 by Sirius Coaching.

bottom of page